quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa . . .

A Fortaleza São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte há 25 km do Centro de Florianópolis, é mantida pela UFSC com apoio do Banco do Brasil e IPHAN. Preserva em sua magnífica construção em estilo açoriano, o cenário oitocentista a que estava submetido o Brasil: disputa de terras com a Espanha. O sul do país era cobiçado pelos espanhóis que por essa região passavam rumo à Bacia do Rio da Prata, tendo a Baía Norte como ponto obrigatório de parada para abastecimento.
Dessa forma, a fortaleza compõe um dos vértices do sistema triangular de defesa criado pelo Engenheiro militar Brigadeiro José da Silva Paes, que arquitetou as Fortalezas Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones ao norte da Ilha de Santa Catarina.
Chama a atenção dos visitantes por sua grandiosidade, belíssima arquitetura numa região paisagística privilegiada próximo à Praia de Jurerê Internacional. 
Junto ao conjunto arquitetônico da fortificação, destaque para a Capela de São José, a única no Brasil em atividade de cunho religioso, oferecendo celebrações litúrgicas àquela comunidade.

fonte:Greyce Bressan
http://greycebressan.blogspot.com/2011/05/fortaleza-de-sao-jose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário